quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Breve História


       A partir de julho de 2000 um grupo de enxadristas passou a se reunir no pátio do 2º andar do Edifício Lido em São Francisco e jogar Xadrez em mesas cedidas pelas lojas que lá funcionavam. O grupo era composto por Milton Okamura, Lybio Quintas, Gilson Paula de Souza, Luiz Carlos Donato, José Costa Fernandes Jr., Julio Rebello, Cristiano Porto, Marluce Ribeiro, José Luciano Lemos e diversos outros, estes mencionados se tornaram os fundadores do Núcleo de Xadrez Niterói.  Jogávamos em marquises precárias e com pouco espaço coberto; quando chovia ficávamos sujeitos às intempéries.  Em fins de novembro daquele ano alugamos uma ampla loja nesse mesmo andar com uma bela festa de inauguração que contou com importantes figuras do meio enxadrístico do nosso Estado e passamos a partir daí a organizar o clube de maneira mais estruturada. Realizamos nosso primeiro torneio em janeiro de 2001, ganho na época por Luiz Eduardo Leal. Em julho participamos do nosso primeiro Interclubes da FEXERJ chegando em 3º lugar no Geral, um feito para apenas 7 meses efetivos de clube.
        Os anos se seguiram e as conquistas aumentaram: em 2003 e 2004 fomos bi campeões gerais do Interclubes, e em 2004 e 2007 campeões da disputadíssima Taça Eficiência da FEXERJ. Em 2004 especialmente fomos campeões estaduais na classe A, na classe C e vice na classe B, um feito que poucos clubes do Estado conseguiram desde a fundação da nossa entidade máxima.
     A partir de 2003 nosso clube foi responsável pelo ensino de Xadrez nas Escolas de Niterói trabalhando neste Projeto até dezembro de 2007 ensinando Xadrez nas Escolas Municipais a mais de 5.000 alunos.
      Lá no Lido organizamos inúmeras competições da Federação, como 2 Torneios dos Mestres, o Campeonato do Interior (2007), Regionais de Niterói, 2 Estaduais de Seniors e muitas outras provas, sem falar em 6 competições internas por ano em média, além de 2 torneios FIDE. Fomos matéria de jornais em várias ocasiões e também de 3 matérias na televisão (duas na Globo e uma no SBT); demos entrevista para a Voz do Brasil esta em 2006.
         A partir de setembro de 2008 saímos do Lido e fomos para o Clube de Regatas Icaraí, onde ficamos até junho de 2013. Desta data até hoje estamos jogando e organizando nossas competições internas no Clube Português de Niterói. 

*Por: MF José Costa Fernandes Jr - 07/02/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário